sábado, 19 de julho de 2014

Por que um Thor Mulher?


Então a notícia não é nova e vocês já devem tê-la ouvido por meios de notícias mais precoces sobre isso. A princípio é uma ideia idiota da Marvel, um dos anúncios bombásticos pra nova "fase". Isso normalmente faz com que os fãs dos personagens em destaque se irritem (pelo fato que qualquer problema das histórias não têm nada a ver com o personagem em si, mas com seus escritores) e os outros leitores de quadrinhos apenas rirem da falta de imaginação do anúncio, pois é apenas uma coisa fútil e estraga qualquer suspense e choque quando o acontecimento realmente ocorrer. Pra quem não sabe atualmente toda a mídia dos GIBIS anda praticamente funcionado na base do SPOILER...

O outro ramo que a notícia chegou foi para os Nerds-Bazinga, que estão ocupados demais centrados em suas auto-afirmações para ler (ou se importar) com as histórias, e é claro os sempre amargurados que já pararam de ler as revistas a anos, mas ainda criticam e comentam para ter um minutinho de atenção e esquecer o quão miserável é a vida deles.

Mas vamos a parte interessante da história...


Um momento que me fez demorar para escrever isso, foi que fiquei curioso com a quantidade enorme de exposição que esse fato teve.

Milhares de entrevistas por toda a net e espaços em propagas de TV tudo orquestrado pelo mestre do Marketing, Joe Quesada, e tudo isso antes de um grande painel numa grande convenção de quadrinhos.

E por que esse fato?
O novo Capitão América ser o Falcão é um fato bem mais importante, Nick Fury ser um assassino cósmico de ameaças à Terra e o Bucky ser o novo discípulo dele nesse assunto é a conclusão da última grande saga, o Homem-Aranha ir ajudar na escola de Mutantes é o maior modificador. Por que o Thor mulher é o importante?


Não que esse conceito seja uma novidade, acompanhem:


Mulher Maravilha: Em meio a fusão e lutas entre os dois universos(Marvel e CD), a Mulher Maravilha encontrou o martelo do Thor e se tornou digna de empunhar o poder do Deus.

Thor: Na Grafic Novel Terra X, Thor é punido pro Odin que o transforma numa mulher.

Tempestade: Tentada é pelo Loki para ser a nova deus do Trovão (não chegou a empunhar o Mjornir).

Thena: Filha do Thor e herdeira do seu legado (Tinha um martelo próprio).

Thor Girl: Uma Alien...com origem confusa, mas que se inspira no Asgardiano para seu modo de vida.

Bruhild, A Valkirya: Valquiria mitológica, mas criada na época para ser uma equivalência do Thor na equipe só de mulheres "As Libertadoras".

Thorun: Nova filha do Thor no Next Avengers, que possuí sua própria espada mágica.

Cruzada: Filha do Capitão América que herda tanto o escudo do pai, como o Martelo do Deus do Trovão por ser Digna.

Apesar desses e outros exemplos, o que a Marvel anunciou é que a nova Thor, seria uma pessoa digna que herdaria os poderes do Deus do trovão e seu nome, não seria um legado, ou um personagem parecido, mas o levaria seu nome.


Okay dois problemas...vocês já fizeram isso...nos anos 70:


Num "what if..." aonde quem encontrava o martelo era a Jane Foster.


Segundo problema... se esse Novo Thor for realmente o Thor deus do Trovão num novo chassis (mas diferente de todo e qualquer Thor que eu já vi) ... como raios vamos chamar o antigo Thor que vai continuar no universo andando por aí com um machado e um braço biônico?


Vi gente citando isso numa tentativa de "chamar novos leitores em novos públicos",e na boa isso já está acontecendo, atualmente posso dizer que uma das melhores revistas saindo no mercado é a Miss Marvel, contando as aventuras de uma pequena garota muçulmana que é completamente geek de computador.


Aliás Disney... cadê minha animação e meus joguinhos de video game com a nova Miss Marvel?

No geral não importa o que digam, quão revolucionário, quão diferente, o quão ela não é apenas uma "Thor-Girl"...ela sempre vai ser vista como uma versão feminina do próprio Thor... pelo simples fato de não ser a porra do Thor, assim como o Miles Morales (por melhor que seja a revista dele) não é o novo Homem-Aranha, mas um novo Homem-Aranha.

E para as Whoppie Golberts e o resto do pessoal do politicamente correto que está pouco se fodendo pra quadrinhos, mas os utiliza para citar vitórias em conflitos imaginários,lembrem-se disso, um Sapo foi digno de levantar o Martelo, então...no big deal:


PS: Tecnicamente o novo Thor é uma Princesa Disney também.

Um comentário: