quarta-feira, 3 de abril de 2013

Senta lá Cláudia

 Olá nerds, hoje resolvi postar algo um pouco mais serio, pois recentemente me deparei com uma situação que realmente me causou espanto. Quem acompanha o blog sabe, que nestes quase 3 anos de Almoxarifado, já criamos uma certa tradição de cobrir eventos que acreditamos ser de interesse do nosso público, eventos de Anime, Jedicon, Zombie Walk, entre outros (pois nós mesmos adoramos este dito de evento).

 Aqui na região metropolitana de Porto Alegre, temos um evento que se intitula “O maior evento do sul do Brasil” e nos cadastramos no site deles para entrar como imprensa no evento visando fazer a cobertura deste. Mesmo antes de começar a preencher o formulário, pensei comigo mesmo, é um evento enorme, deve ter uma galera querendo fazer cobertura e eles só devem liberar um numero pequeno de ingressos para imprensa, ou seja, é muito provável que eu receba um “NÃO”.

 A resposta levou semanas para chegar, de fato chegou no dia 1º de Abril (parecia sacanagem, mas pela demora eu acreditei que era melhor comprar o meu ingresso), sendo que o evento será no dia 6 de abril, e ai começa o real motivo do post. Eu realmente achava que um evento deste porte já teria aprendido a lidar com o público, em especial com a imprensa. Serio, a produtora do evento precisa de uma boa assessoria em Relações Públicas, ou no mínimo de uma assessoria de imprensa. Só para deixar claro, estou usando eles de exemplo, mas tem muita empresa que faz isso. Não é de hoje que a imprensa constrói ou destrói a imagem de alguém. Mas em vez de um e-mail que simplesmente diz “Seu cadastro não foi aceito como imprensa para esse #Animextreme.”, eles poderiam ter escrito: Infelizmente, o numero de veículos de imprensa liberados para este Animextreme está esgotada, por favor, entre em contato conosco na próxima edição do evento.

 Isto teria sido muito mais educado e se eu fosse um barraqueiro ainda assim não poderia ficar de “mimimi” e metendo o pau neles. Eu entendo que eles estão ocupados (quando responderam o e-mail só faltavam 5 dias pro evento, mas eles deveriam cuidar pra resposta padrão ser mais educada.

 Se você que está lendo isso trabalha numa empresa que faz isso, encare como uma critica construtiva, e ajuda a mudar a postura da empresa. Lembre-se, em algum momento você estará na outra ponta de um atendimento, e gostaria que fossem mais educados contigo.

 Alguns podem estar se perguntando: Mas Tiu Lobo, o que isso tem a ver com o mundo Nerd? Eu respondo: Muitos nerds tem a tendência de abrir seus próprios negócios, sejam eles lojas, empresas ou mesmo produtoras de eventos. Eu mesmo já abri e empresas e coordeno o almoxarifado (Um blog com varias pessoas postando não é TÃO diferente, só bem mais fácil de coordenar e menos burocrático) então este post é só uma dica para vocês. Digo isso como comunicador com formação em Relações Públicas: Tratem bem o seu público, pois são eles que fazem o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Até Mais e Obrigado pelos Peixes

Um comentário: