Há alguns dias, noticiamos que o Twitter, por iniciativa própria, informou que vai bloquear mensagens em certos países que podem considerá-las ofensivas - apesar de permitir que usuários de outras partes do mundo possam ler os tuítes sem problemas. Isso, segundo a empresa, é necessário devido a diferentes leis ao redor do mundo, influenciadas por fatores históricos e culturais.
Agora, uma informação pode nos deixar ainda mais atentos quanto às novas políticas do microblog. De acordo com o site Digital Trends, o Brasil pode se tornar o primeiro país do planeta a adotar as medidas impostas pelo Twitter, que planeja censurar as postagens envolvendo assuntos relacionados ao trânsito, como limites de velocidade, bloqueios em estradas e postos policiais para checar motoristas alcoolizados.
O governo brasileiro entrou com um pedido de liminar para que a companhia bloqueie essas mensagens. As autoridades acreditam que a censura dos tuítes sobre operações policiais no tráfego podem ajudar nos esforços para melhorar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes de trânsito, como também auxiliar na busca e apreensão de ladrões de carros ou contrabandistas de mercadorias ilegais.
O Brasil parece ser o primeiro país a avançar com planos para bloquear tuítes. Segundo o Twitter, os posts não serão removidos - a menos que haja um pedido de funcionários do governo ou de outro partido que acreditem na ilegalidade da mensagem -, mas sim substituídos por um aviso de censura. Caso o juiz responsável pelo caso conceda a liminar, qualquer um que violar a lei pode receber uma multa de R$ 500 mil reais por dia.
*******************************************
Certo, eu sou contra a censura de qualquer tipo,
acho que temos o direito de nos expressar como quisermos desde que isso não
signifique agredir os outros. Mas neste caso especifico, considerando que pare
por ai, eu sou a favor, conheço muita gente que dirige bêbada, e não acho
legal, nem bonito nem nada positivo.
Se for pra segurar esse povo longe da direção
para termos um pouco mais de paz no transito, me parece correto coibir a
disseminação deste tipo de informação. Na real nem julgo censura, acho que é só
coerência.
Até Mais e Obrigado Pelos Peixes
Nenhum comentário:
Postar um comentário