quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Highschool of the dead


Highschool of the Dead realmente não é o tipo de mangá que agrada a qualquer um, porém, aos que gostam de zumbis, garotas exuberantes, uma história ótima, mais zumbis e garotas exuberantes com seios enormes… Esse mangá cumpre ainda mais do que o seu papel.O nome já entrega a temática. Quero dizer, HIGHSCHOOL of the DEAD, duh. Por mais que você não fale nada de inglês, vai conseguir tirar ao menos “escola” e “morte” dali, logo, você consegue deduzir que se trata de um mangá de terror envolvendo morte e colegiais de uniforme com gola de marinheiro e mini-saia. Bom, em parte é isso, mas também é bem mais amplo do que a maioria das obras “sexo & violência” explorando um campo muito pouco explorado nos mangás: ZUMBIS.


O mangá é escrito por Satou Daisuke e desenhado por Satou Shouji e foi publicado na revista da Fujimi Shobo, Monthly Dragon Age. Eu não conheço o autor da história, Satou Daisuke, mas posso dizer que ele fez um ótimo trabalho em Highschool of the Dead e teve mais uma obra muito bem criticada, Koukoku no Shugosha. Já o artista do mangá, Satou Shouji, é um dos meus favoritos, e tirando Higschool of the Dead e um oneshot chamado Futari Bocchi Densetsu, ele desenha doujinshis hentais no grupo Digital Accel Works (DAW). Não sei ao certo, mas acho que é mais conhecido (pelo menos por mim) como Inazuma. Sério, eu considero um dos melhores traços que eu já vi. No primeiro volume, somos apresentados aos protagonistas:




Takashi Komuro: um jovem de 17 anos, sempre amou a personagem Rei e sempre foram amigos desde a infância. Típico lider .

Rei Miyamoto: Colega de classe e amiga de infância de Takashi, fez a (famosa) promessa de casar com o protagonista quando era pequena, porém, eles acabam se distanciando conforme crescem e ela acaba apaixonada por outro colega de ambos, Hisashi, que morre no prólogo.

Saeko Busujima: Inteligente, linda, habilidosa e presidente do clube de kendo da escola. Uma das poucas que estão gostando do apocalipse zumbi, é fria e calculista mas demostra fragilidade emocional.

Saya Takagi: “Mimada e metida, mas com um bom coração”, filha de um político influente e conservador, consegue escapar dos zumbis unindo forças com Kohta. De começo ninguém acredita muito na utilidade dela, mas prova ser valente.

Kohta Hirano: Típico nerd gordinho, mas é viciado em armas e coisas militares (ou seja, para você, noob, ele é um gunji otaku) dando uma grande ajuda ao grupo. Antes de tudo acabar já havia sido rejeitado por Saya, mas ainda assim a ajudou. Ele também desempenha um papel paternal para a pequena Alice.

Shizuka Marikawa Enfermeira da escola, apesar de ser a única adulta, é bem infantil e frágil. Também é muito próxima de Alice.

Alice Maresato: Uma garotinha de 7 anos que viu seu pai ser morto por moradores assustados, outro alívio cômico para a história, mas também é forte nos momentos em que é, indiretamente, cobrada por si mesma.


Também é interessante a situação em que o mundo se encontra e o modo como as autoridades tentam lidar com isso. Cortando o telefone, o presidente dos EUA tentando fugir (mas não dá muito certo…), chega a mostrar um submarino nuclear atirando mísseis em uma China totalmente tomada pela doença. O modo como o personagem principal narra isso também arrepia qualquer um. É uma boa dica para os fãs do grande mestre George A. Romero. Aliás, Highschool of the Dead traz diversas referências aos filmes de Romero e de zumbis em geral, como, por exemplo, o Shopping Center onde nossos heróis acabam indo parar, que é muito semelhante ao do clássico Madrugada dos Mortos. Também há varios nomes de capítulos fazendo referência a diversas coisas, como o do ato 13, Guns ‘n Deads, claramente um referência a banda Guns ‘n Roses, entre outros.Não, não posso dizer que é uma obra de arte com uma trama genial, mas com certeza é um dos meus preferidos.

Talvez cativante seja uma boa palavra para defini-lo. É um mangá de terror e consegue sim dar medo, não é voltado para psicologia, mas explora muito bem as reações mentais de cada personagem diante da situação delicada onde se encontram, mas também tem ótimas cenas de comédia e investe muito bem na sensualidade (por mais que essa sensualidade seja muito criticada). O anime é bem semelhante ao mangá...com a vantagem de ser animado rsrsrsr.

Mangá

Anime

Nerdearemos mais em breve! Orgulho Nerd: Eu tenho !!!

Um comentário:

  1. há vi o primeiro episódio do desenho animado ontem e nem me deu chance de escrever XD

    E em questão de histórias...todos os personagens chorando de genéricos...a animação é ótima...mas só nas coisas e cenário...os personagens são particularmente estranhamente animados e desenhados a cabeça é completamente destacavel do corpo.

    o desenho ainda tem um enquadramento completamente estúpido(sim estúpido) não só quando foca a bunda ou a calcinha de uma garota...mas as vezes no meio da ação o desenho foca num poste de luz por uns segundos, ou no sistema de ventilação....sem motivo nenhum.

    Achei realmente que esse ia ser bom mas o anime é genérico demais...e em matéria de violência o Japão já ...

    ResponderExcluir