domingo, 29 de abril de 2012

Introdução + Guerra dos Mundos Brasileira

Olá a todos, nerds e nerds desse "glorioso" país. Eu sou o mais novo escritor do blog, o Retronista. Pra quem não sabe (todos os leitores do site, no caso), eu também tenho um blog próprio, O Retronista, no qual eu escrevo sobre jogos antigos, na sua maioria famosos (ou não). E a partir de hoje, começarei a falar sobre as mais diversas nerdices em geral aqui no Almoxarifado. E pra começar com estilo, vou começar sobre a invasão alienígena no Brasil em 1971

Ou pelo menos, pensaram que aconteceu.


Imagino que muitos conheçam a trollada épica de Orson Welles. Em 1931, Orson transmitiu uma dramatização do clássico de H.G. Wells, "A Guerra dos Mundos", na Rádio CBS. Mas graças a um timing perfeito, a narração ficou parecendo um acontecimento real, como se realmente estivesse acontecendo uma invasão alienígena real.

Levando em conta que não havia nenhum outro meio de comunicação, o povo entrou em pânico e rolou aquela histeria em massa. Claro que tudo se esclareceu depois e ele tomou ferro do Congresso Nacional e se tornou uma das histórias mais famosas da cultura nerd.

O que poucos sabem é que repetiram essa façanha aqui no Brasil. Em 1971, a Rádio Difusora também fez essa brincadeira, assustando muita gente da região. Claro que o exército não gostou da brincadeira e tirou a rádio do ar por algum tempo. Acabou virando notícia por algum tempo, mas não ficou muito conhecida pelo resto do país, pelo menos até recentemente. A história virou livro no fim do ano passado.

"Outubro de 71: memórias fantásticas da Guerra dos Mundos" vai falar justamente sobre como tudo aconteceu, com depoimentos dos envolvidos e detalhes dos bastidores. E caso você esteja curioso para ouvir a transmissão, você pode ouvi-la aqui e aqui.

Então por enquanto é só pessoal. Contem comigo para nerdear bastante de agora em diante.

Orgulho nerd: eu tenho, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário