terça-feira, 13 de janeiro de 2015

4k pra Q?



Olá Nerds. Hoje vi uma notícia sobre as televisões na CES, a maior convenção de tecnologia do mundo que acontece em Las Vegas.

Outro ano a “febre” da feira eram as tecnologias de 3d para as TVs, eu pessoalmente achei idiota, pois uma coisa é um 3D no cinema, coisa que eu já acho desnecessário, pois são raros os filmes em que eles conseguem usar o 3D na narrativa, quando muito é usado numa parca tentativa de aumentar a imersão.

Este ano o que tomou conta do evento foram as TVs 4K (2160 linhas). Agora alguém me explica, qual a necessidade disso? Nas TVs tipo CRT (de tubo com 480 linhas) a imagem era razoável, alguns dos últimos modelos eras eram até boas. Inquestionavelmente as HDs (720 linhas) eram melhores e aproveitavam toda a qualidade contida em um DVD-vídeo. Então chegaram as FullHD (1080 linhas) com uma qualidade absurda, onde começamos a enxergar mais detalhes do que normalmente vemos a olho nu.



Sabendo tudo isso, eu lanço a pergunta: Qual a necessidade de uma 4k? os fabricantes de TV que estavam acomodados com as antigas CRT perceberam que as pessoas pagam mais por evolução, um aparelho eletrônico de ponta hoje em dia é sinal de status. Pessoalmente acredito que eles estão tomando uma decisão equivocada, como foi a adoção do 3D em aparelhos domésticos. O próximo passo para a TV é se tornar holográfica, e ficar enfiando mais pontos ou linhas na tela não resolve isso.

Então a mensagem que eu deixo aos fabricantes é: invistam dinheiro em pesquisa de holografia, em vez de ficar enfiando mais pontos em telas planas.

*Tratei a definição de todos os tipos de aparelho em linhas, embora só se usasse essa definição nas CRTs para facilitar o entendimento de pessoas leigas.

 Até Mais e obrigado pelos peixes

Nenhum comentário:

Postar um comentário