terça-feira, 18 de junho de 2013

DRM – Um passe para o inferno


Em meio a tantos protestos, roubalheira, manifestações legitimas e depredações que assolam o pais eu resolvi falar de outra coisa que andou me incomodando nas últimas semanas. Arquivos com DRM.


No Dia das Mães, comprei para a minha um Kobo, e-reader para e-books. Pois a minha mãe é tipo uma traça, e recentemente comprou 4 livros das Crônicas de Gelo e Fogo e mais 4 livros da série Assassin’s Creed (que orgulho), e eu me dei conta que ela viaja para ver a minha irmã que mora em outro estado, e carrega algo entre 3 a 4 livros  (ou 2 do Guerra dos Tronos) então resolvi dar o presente para que ela levasse menos peso da viagem.

Na comparação com outras mães ela até que está acima da média na utilização de eletrônicos, mas também não é nenhum gênio. Feliz em posse do presente ela comprou o e-book “Inferno” do Dan Brown. Mas não conseguiu fazer o livro funcionar no e-reader, então obviamente me pediu para ajudar.

Após ler cuidadosamente as instruções da loja de como fazer o processo de passar o arquivo com DRM para dentro do Kobo, executei a operação mas o livro ainda não abria. Então eu resolvi entrar em contato com a Saraiva imaginando que um atendente treinado me ajudaria (eu me iludo).

Após 3 horas, literalmente, eu cheguei à conclusão que o atendente sabia menos que eu como realizar o processo, então eu desisti. Após desligar o suporte eu passei alguns minutos na internet tentando descobrir como quebrar o DRM do e-pub (formato do arquivo de e-book) foi infinitamente mais rápido e fácil.


Conclusão, as editoras, gravadoras e estúdios estão tão preocupados em proteger seu rico conteúdo que ligaram o foda-se para se o consumidor vai conseguir consumir o seu conteúdo. Chegaram ao ponto que é mais fácil quebrar a segurança do seu produto do que colocá-lo legalmente no aparelho. Agora eles fizeram com que as pessoas se irritem e procurem alternativas. E eu tenho um livro que foi pago que se eu quiser posso passar para qualquer um, posso colocá-lo na internet para quem quiser (não faço por uma questão de princípios), apenas porque eles dificultaram a minha vida na hora de colocar o arquivo dentro do aparelho.

A anos eu bato nessa tecla, pirataria se combate com preço baixo e não enfiando travas que mais estorvam quem procura andar na legalidade. Minha humilde opinião sobre o DRM? Uma tremenda bola fora. Mas preparem-se, estão chegando os processadores que vão gerenciar DRM ou seja, a tendência é piorar.


Até mais e obrigado pelos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário