segunda-feira, 10 de junho de 2013

Doctor Who é Cult! Doctor Who é Pop! Como pode?

Os 11 Doctors
Nem todo nerd brazuca conhece, mas tenho certeza que TODOS já viram uma referência aqui e ali sem nem perceber. Porque Doctor Who é assim, tão cult que chega a doer, e tão pop de onde vem e mundo afora que chega a assustar. Não acredita? Então vamos lá:
Doctor Who é uma série de TV, mas é muito mais que isso. Está à beira de completar 50 anos...50 ANOOOS!
A série começou a ser exibida na BBC em 23 de novembro de 1963, ficou no ar até 6 de dezembro de 1989 (lembro disso u.u') Ficou no limbo por dolorosos 7 anos, fizeram um telefilme em maio de 1996 e o limbo tomou conta de novo, dessa vez em drásticos 9 anos...Mas uma coisa brilhante é eterna...E Doctor Who voltou, e em grande estilo pelas mãos de Russel T. Davies, escritor e produtor galês responsável por obras como Queer as Folk e Casanova, para a TV britânica. Em 2005 Doctor Who renasceu, pelas mãos criativas de Russel e a atuação sólida de Christopher Eccleston ( G.I. Joe: The Rise of Cobra, e Thor: The Dark World) encarnando a 9ª versão do Doctor. Hã? 9ª encarnação? Que? ou...Quem (Who)? Um dos grandes trunfos para a longevidade de Doctor Who se deve ao fato de que o personagem principal, apesar de ser sempre o mesmo muda radicalmente. Não é simplesmente um bando de atores fazendo o mesmo personagem em sequência fingindo ser a mesma pessoa porque sim. Não é (sem criticar) um Sean Connery virando Roger Moore sem nenhuma explicação. Os Time Lords (Senhores do Tempo) tem uma vantagem sobre as outras raças na iminência de morte ou quaisquer outras razões, eles regeneram, regeneram tudo, menos as memórias, é a mesma pessoa, mas totalmente diferente. Ah isso nem é tão OOOOH assim u_u? Claro que é, imagina um ator assumir depois do outro, tendo que manter características, trejeitos...Em Doctor Who, o ator que assume o papel, tem total liberdade de criar sua própria versão, sem contudo abandonar a essência do viajante do espaço e tempo que inconformado com a inércia de seu poderoso povo, resolve sair pelo universo numa nave velha roubada e ajudar a quem precisasse, e além disso, desbravando curiosamente toda e qualquer novidade.
Doctor Who é simples, e é complexo. Cult e pop. Entretenimento fácil, mas inteligente. No Reino Unido, só pra ter uma ideia da abrangência e da grandiosidade de Doctor Who, 1/3 da população para tudo o que está fazendo no sábado para sentar em frente à tv e assistir o episódio da semana, e falamos de famílias inteiras...Dos netos aos avós. Ah, então é programa para as massas! Sim... Mas é também um dos programas mais cultuados do mundo do entretenimento. Tem fãs da mais alta estirpe. Stephen Fry é fã e já colaborou com a série. Neil Gaiman, que já nos brindou com obras incríveis como Deuses Americanos e o cultuado Sandman, além de fã assumido da série, escreveu nos últimos anos dois episódios fantásticos. Temos ainda um cara sensacional, que todo nerd que se preze conhece, ama e celebra ao menos uma vez por ano, de toalha em punho o dia do Orgulho Nerd. Sim, falo de Douglas Adams, nosso mochileiro mestre, que escreveu para Doctor Who, e não só isso, era editor da série, e começou a escrever o Guia ainda trabalhando nos bastidores. E não para por aí...Peter Jackson, ele mesmo, recentemente declarou que adoraria dirigir um episódio de Doctor Who, e que em pagamento não queria dinheiro, mas um Dalek (uma das raças antagonistas do Doctor, assustadores saleiros gigantes, cujas armas são um batedor e um desentupidor de pia) para aumentar sua coleção de itens de Doctor Who. 



Neil Gaiman em casa usando um cachecol que é marca registrada do 4º Doctor Tom Baker

Peter Jackson e sua coleção de itens whovians
Tá eu sei que escrevo/falo demais, mas são 50 anos! Para que isso não vire livro, monografia, ou coisa pior, esse texto é só para dar uma geral, e um porque ao nosso novo banner aí no topo do Almoxarifado. Vou postar toda semana um pouquinho de Doctor Who, sua história, seus personagens, suas 11 encarnações, seus fãs, as referências que estão em toda a parte, de Simpsons à Rugrats...Seus Spin Offs, As midias alternativas,entre livros, audio aventuras e quadrinhos e todo o wobbly wobbly timey wimey envolvido.




Nerdearemos mais em breve!!! Orgilho Nerd: Eu Tenho \o/

Fontes: Minha própria cabeça whovian =P, Doctor Who FAQ, BBC, Whovians RS


Um comentário:

  1. Falou tudo.
    Antes da Lis me apresentar eu já tinha visto pelo menos três referências que passaram batido. Hoje quando paro pra perceber, Doctor acaba fazendo parte de pelo menos 80% (ou mais) da vida de pessoas interessadas em livros/cinema/séries e algumas delas sequer imaginam.

    ResponderExcluir