Ele Nasceu Stanley Martin Lieber em 28 de dezembro de 1922 em NY.
Mas nós o conhecemos por Stan Lee, o velhinho mais supimpa do multiverso.
Stan Lee, ou The Man, ajudou a transformar a Marvel Comics de uma pequena editora em uma grande corporação multimídia. Na adolescência, trabalhou para o editor Martin Goodman na Timely Comics, que mais tarde tornaria-se a Marvel. Goodman era casado com a prima de Lee. Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher texto assinada com o nome Stan Lee, que apareceu na revista do Capitão América, em 1941. Usou o nome "Stan Lee" porque sonhava um dia escrever o maior de todos os romances e não queria seu verdadeiro nome associado às HQs. Ele logo passou a roteirizar HQs, tornando-se o editor mais novo no campo de trabalho, com 17 anos.
Durante a Guerra, alistou-se no Exército e serviu na parte de comunicação, escrevendo manuais, "slogans", filmes de treinamento e desenhando. Após a Guerra, voltou para a Marvel. Permanecendo na Timely/Marvel pela década de 50, escreveu HQs de vários gêneros, como romance, western, e ficção-científica. No fim da década, ficou insatisfeito com sua carreira e pensou em sair da área. No documentário "With Great Power : The Stan Lee Story" você tem a oportunidade de conhecer mais sobre este grande gênio que em parceria com com outros desenhistas — especialmente Jack Kirby e Steve Ditko — criou, a partir dos anos 1950, super-heróis complexos e problemáticos, dando ao gênero um tom mais "humano", "verídico", na contramão da principal editora de HQs de super-heróis da época, DC Comics, detentora dos direitos de personagens famosos como Superman, Batman e Mulher-Maravilha, que seguiam no tom de super-heróis "invencíveis", "insuperáveis", revolucionando o gênero. Seu sucesso foi fundamental para transformar a Marvel Comics, de uma pequena editora de HQs, para uma das maiores corporações multimídia de entretenimento do mundo.
Entre suas maiores criações estão, Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores e Quarteto Fantástico.
Nos últimos anos, Lee tornou-se um ícone e a cara pública da Marvel Comics. Ele faz aparições em convenções de histórias em quadrinhos pelos EUA, palestrando e participando em discussões. Ele também mudou-se para a Califórnia em 1981 para desenvolver as propriedades de televisão e filme da Marvel.
Lee também apareceu em Os Simpsons e fez a voz de um personagem na série animada produzida pela MTV do Homem-Aranha. Durante a revolução ponto com da Internet, ele criou o StanLee.net, que pertencia a uma companhia separada e administrada por outros que tinha como conceito misturar animação online com tiras de quadrinhos tradicionais, mas infelizmente a companhia ficou conhecida pela sua administração mal-feita e irresponsabilidade financeira.
Na década de 2000, Stan Lee fez seu primeiro trabalho para a DC Comics, lançando a série Just Imagine… ("Apenas Imagine…"), na qual Lee reimaginava vários super-heróis incluindo Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Flash. Lee também criou a série animada para adultos Stripperella para a Spike TV (vai ao ar no Brasil pelo Multishow) e em 2004 anunciou planos para colaborar junto com Hugh Hefner em uma série animada das coelhinhas da Playboy.
Em agosto de 2004, Lee anunciou o lançamento da "Stan Lee's Sunday Comics", para serem hospedadas pelo Komicwerks.com, onde assinantes mensais poderão ler uma nova e atualizada história todo domingo. A Stan's Soapbox voltará como uma coluna semanal junto da tira de domingo.
Em 2006 Stan criou e participou do reality show Who Wants to Be a Superhero?. Em Abril de 2008, na New York Comic Con, a Viz Media anunciou que Lee e Hiroyuki Takei estava colaborando no mangá Karakuridōji Ultimo, da empresa-mãe Shueisha. Em 2009 criou junto com Tamon Ohta e o estúdio Bones o anime Heroman.
Aparições no Cinema e na TV:
Stan Lee apareceu como personagem nas cenas de muitos filmes de super-heróis (mas não todos os filmes); baseados nos personagens da Marvel Comics que ele ajudou a criar. Ele é atualmente o ator 22 classificado em termos das receitas de bilheteira graças à sua aparições em filmes da Marvel.
Em O Julgamento do Incrível Hulk (1989), Lee fez sua primeira aparição em um filme da Marvel; na qual ele é um jurado no julgamento do Dr. Bruce Banner.
Em Mallrats (Barrados no Shopping, 1995), Stan Lee aparece como ele mesmo, aconselhando Brodie.
Em X-Men (2000), Lee aparece como um vendedor de hotdog na praia, quando o senador Robert Kelly aparece nu na praia depois de escapar do mutante Magneto.
Em Homem-Aranha (2002), ele aparece durante a primeira batalha do Homem-Aranha contra o
Duende Verde, puxando uma menina longe dos destroços de um prédio.
Em Demolidor (2003), Matt Murdock, ainda criança, não deixa Stan Lee atravessar a rua para não ser atropelado por um ônibus.
Em Hulk (2003), ele aparece andando ao lado do ex-Hulk da série de TV, Lou Ferrigno em uma cena inicial, como guarda de segurança no laboratório de Bruce Banner. Foi seu primeiro papel falando em um filme baseado em um de seus personagens.
Em Homem-Aranha 2 (2004), Lee puxa novamente uma pessoa inocente, longe do perigo durante a primeira batalha do Homem-Aranha contra o Doutor Octopus.
Em The Princess Diaries 2: Royal Engagement (2004), Lee aparece na cena do casamento da princesa, com uma jovem mulher para cumprimentar a rainha.
Em Quarteto Fantástico (2005), Lee aparece pela primeira vez como um personagem dos quadrinhos, em um papel creditado como Willie Lumpkin, o carteiro que recebe o Quarteto Fantástico quando eles entram no edifício Baxter.
Em X-Men: O Confronto Final (2006), Lee e Chris Claremont aparecem como dois dos vizinhos de Jean Grey na cena de abertura do conjunto há 20 anos. Lee, creditado como "homem da mangueira", é molhado no gramado quando Jean usa sua telecinese redireciona a água da mangueira para o ar.
Em Homem-Aranha 3 (2007), Lee aparece em um papel creditado como "homem da Times Square". Ele fica ao lado de Peter Parker, ambos lendo um boletim de notícias e logo depois comenta a Peter:"Você sabe, eu acho que uma pessoa pode fazer a diferença no carater de outra pessoa".
Em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), Lee aparece como ele mesmo no primeiro casamento de Reed Richards e Susan Storm, sendo afastado por um guarda de segurança por não estar na lista de convidados. Em Fantastic Four Annual # 3 (1965) ,acontece a mesma coisa, em que Lee e Jack Kirby são igualmente barrados.
Em Heroes (2007), ele aparece na segunda temporada, como um motorista de ônibus no episódio "Unexpected".
Em Homem de Ferro (2008), Stan Lee (creditado como "Si") aparece em uma festa de gala com três mulheres loiras, onde Tony Stark o confunde com Hugh Hefner, criador da revista Playboy e famoso mulherengo. Na versão teatral do filme, Stark simplesmente cumprimenta Lee como "Hef" e move-se sem ver a cara de Lee, uma outra versão da cena foi filmada quando Stark percebe seu erro, mas Lee gentilmente responde: "Tudo bem, eu sou confundido assim o tempo todo."
Em O Incrível Hulk (2008), Stan Lee aparece como um cidadão desafortunado que acidentalmente ingere um refrigerante misturado com o sangue de Bruce Banner, que levou à descoberta da localização do Dr. Banner em uma fábrica de engarrafamento no Brasil.
Em O Espetacular Homem-Aranha (2008), Stan Lee aparece como entregador, tanto que um parceiro de trabalho o chamou por "Stan", na parte em que Mystério rouba a carga, na segunda temporada do desenho.
Em Homem de Ferro 2 (2010), durante a Expo Stark, Lee, vestindo suspensórios e uma camisa colorida brilhante e gravata, é cumprimentado por Tony Stark como "Larry King".
Em The Big Bang Theory (2010), Stan Lee aparece em sua própria casa sendo visitado por Sheldon, num episódio da 3ª temporada onde Sheldon perde o dia de autógrafos e Penny consegue o endereço de Lee para que Sheldon conseguisse o autografo.
Em Stan Lee's Superhumans (2010), ele é o apresentador do documentário.
Em Thor (2011), Stan Lee interpreta o velhinho que dirige a camionete que tenta arrancar o martelo de Thor do fundo da cratera.
Em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), Lee aparece como um militar numa entrega de medalha para o Capitão América,que não compareceu, Stan confundiu o mensageiro que deu a notícia,com o Capitão América, dizendo: "Pensei que ele fosse mais alto!".
Em Chuck (2011), Lee aparece como ele mesmo no 7º episódio da 5ª Temporada ("Chuck versus the Santa Suit") em um especial de natal. Onde Chuck (Zachary Levi) vê Stan Lee em uma confraternização da CIA, festejando junto com seus colegas espiões.
Em Ultimate Spider-Man (2012), Stan Lee aparece em diversos episódios, como Stan, o zelador da escola onde Peter estuda.
Em Os Vingadores (2012), Lee aparece no final do filme, onde uma série de entrevistas são feitas a respeito dos Vingadores, quando ele afirma que não acredita ter herois em Nova Iorque.
Em O Espetacular Homem-Aranha (2012), ele interpreta um servente do colégio de Peter, durante um confronto entre o Homem-Aranha e o Lagarto.
Bom, Stan é assunto pra dias e dias então vou parar por aqui =P
Nerdearemos mais em breve!!! Orgulho Nerd: Eu Tenho \o/
Fontes: Wikipedia (o que faríamos sem ela?)/ Guia dos Quadrinhos/ Marvel Wikia/Material pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário