Outro dia falando com um amigo (não citarei nomes pra não humilhar) sobre LightSabers, ele comentou ser impossível construir um, pois não haveria como controlar o cumprimento do laser. Obvio que eu rebati na hora dizendo que a “lamina” do Sabre não era laser, mas de Luz solida, e que só não temos como montar uma arma Jedi por não dominar a tecnologia (imagino também a energia que isso consumiria). Imaginem que tive que ouvir “que idiota, luz não pode ser solida” dei o papo por encerrado pois algumas pessoas não estão prontas para verdade, e qualquer coisa que eu falasse ali seria perda de tempo.
Pois bem, acabei de fazer uma pesquisa rápida (google eu escolho você), e encontrei uma matéria de 2007:
Descoberto estado sólido da luz
Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2007
Pesquisadores das universidades de Melbourne, Austrália, e Cambridge, Inglaterra, desenvolveram uma nova teoria que mostra que a luz pode se comportar como um sólido. "A luz sólida irá nos ajudar a construir a tecnologia deste século," diz o Dr. Andrew Greentree.
Ao invés de utilizar as ferramentas tradicionais encontradas nos laboratórios de óptica, os cientistas tiveram que empregar técnicas comumente utilizadas para estudar a matéria.
Luz sólida
"Fótons de luz sólidos repelem-se mutuamente como acontece com os elétrons. Isto significa que nós podemos controlar os fótons, abrindo as portas para novos tipos de computadores mais rápidos," diz o cientista.
No trabalho, os cientistas demonstram teoricamente como projetar a "transição de fase" dos fótons, fazendo-os passar do comportamento de sólido - quando eles interagem entre si como os elétrons - para o comportamento de onda tradicional da luz - na qual os fótons não interagem entre si.
"Normalmente os fótons fluem livremente mas, nas condições corretas, eles se repelem, e formam um cristal," diz Greentree.
A nova teoria cria um campo totalmente novo de pesquisa, fazendo uma interseção entre a óptica e a física da matéria condensada. Agora, os pesquisadores experimentalistas vão começar a estudar a nova teoria para descobrir formas de testá-la na prática.
Bibliografia:
Quantum phase transitions of light
Andrew Greentree, Jared Cole, Lloyd Hollenberg, Charles Tahan
Nature Physics
Vol.: Vol. 2, 856 - 861
DOI: 10.1038/nphys466
Fonte: Inovação Tecnológica
Só para explicar para quem não entendeu a parte de usar a luz solida em processadores, pelo comportamento das partículas, elas seriam o supercondutor perfeito, sem resistência e portanto mais rápido e sem perda de energia (gerando menos/nenhum calor relativo a condução).
Nenhum comentário:
Postar um comentário