Pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, fizeram uma descoberta impressionante no mundo animal: teias de aranha poderão ser usadas na fabricação de dispositivos eletrônicos, já que são ótimas condutoras térmicas. Além de ser flexível e forte, a seda produzida pela aranha também é 800 vezes mais eficiente em condução de calor que qualquer outro material orgânico.
O professor de engenharia mecânica e estudante de condutividade térmica, Xinwei Wang, encomendou 8 "aranhas-tecelãs-de-esfera-dourada" para realizar testes sobre a transferência de calor na seda, segundo o Mashable.
Com o experimento, descobriu-se que esse tipo de seda é melhor condutor que materiais comumente usados como silício, alumínio e aço puro. Outra vantagem da teia é que, diferente de outros materiais que perdem calor quando esticados, ela consegue aumentar ainda mais a temperatura.
(Wang e sua equipe durante os testes de condutividade térmica) |
"É muito supreendente porque a seda da aranha é um material orgânico", diz o professor Wang: "Para materiais orgânicos, a teia é o melhor já encontrado". Ele explica que só há alguns poucos materiais inorgânicos melhores que a teia, como a prata e o diamante, por exemplo.
Tiu Lobo:
Prevejo uma nova era de super processadores utilizando super
condutores em super placas... Muito super na mesma frase...
Mas convenhamos, qualquer biólogo com conhecimentos hard em física
(ou o contrário) poderia ter dado a dica de que valia a pena investigar...
falta a boa e velha multidisciplinaridade
Não concordam? (se alguém ai se encaixa na descrição que eu dei acima, acha
que eu falei bobagem por favor, compartilhe o seu conhecimento conosco)
Até mais e obrigado pelos peixes!!!
Dude se usa leite de cabra geneticamente modificada pra fazer Kevlar.
ResponderExcluirtu tá me trollando né?
Excluir