A partir de Abril, a Marvel Comics pretende ampliar a realidade de seus leitores. Não estamos falando em 3D nos quadrinhos (como as HQs com óculos com lentes azuis e vermelhas, que foram moda nos anos 50). Trata-se de um aplicativo que levará o conceito de realidade aumentada (AR) a algumas de suas histórias em quadrinhos, conforme anúncio feito pela companhia neste domingo, 11/3, durante a conferência interativa South By Southwest (SXSW), em Austin, Texas.
A tecnologia AR permite que conteúdo gerado por computadores seja imposto por uma visualização ao vivo via câmera do mundo real. Existem maneiras diferentes para fazer isso, mas a tecnologia que a Marvel vai usar é baseada na detecção de imagens, e foi desenvolvida pela empresa Aurasma.
O app da Marvel com realidade aumentada será lançado em abril para iPhone e iPad assim como tablets e smartphones com Android e outros sistemas.
Ao abrir o aplicativo e segurar o aparelho na frente de uma página de HQ compatível, os usuários poderão destravar conteúdo extra gratuito, incluindo novas filmagens e comentários dos criadores, de acordo com a Marvel.
As páginas de quadrinhos compatíveis serão marcadas com um logo de realidade aumentada, e o conteúdo com essa tecnologia será incluído em títulos como “Homem de Ferro”, “Thor”, “Capitão América”, “Homem Aranha”, “Wolverine”, e “Hulk”.
Visando associar tal avanço tecnologico com sua linha editorial, a Marvel pretende disponibilizar o uso da tecnologia já associado ao primeiro número do mega evento Vingadores versus X-men, o que espera que eleve mais ainda as vendas da revista.
Na última década, as vendas de quadrinhos na América do Norte tiveram altos e baixos. No ano passado, foram vendidos 72,1 milhões de HQs, um bom aumento em relação aos 69,2 milhões registrados em 2010, associado ao evento DC NEW 52, da DC Comics, onde seu universo de personagens foi “rebootado”e sua revista principal, Justice League, foi a primeira desta fase a ter venda digital e física simultâneas. Mas esse número ainda fica bem longe das 85,3 milhões de cópias comercializadas em 2007, de acordo com dados do Comics Chronicles.
A tecnologia impressiona pela inovação dentro da mídia das HQS, pelo menos como pode ser visto nos videos abaixo ( a resenha do aplicativo feita pelo CNET e a demonstração da Marvel dentro do evento SXSW).
Notícia pelo meu amigo descaradamente roubada do site do Dinamo
É, em quando a DC fica dando Reboot a Marvel inova, agora teremos espaço para extras nas revistas de forma nunca antes vista. Chupa DC.
Sem problemas, cara! Vc colocou o link da fonte, pode replicar a noticia sem problemas. Obrigado por citar a fonte, cara!
ResponderExcluir