sábado, 11 de agosto de 2012

Meu primeiro herói (e o de muita gente)


Há 50 anos, em agosto de 1962, o escritor e editor Stan Lee e o desenhista Steve Ditko criaram um super-herói adolescente com poderes derivados da aranha. Estava criado o Homem-Aranha.

A história do jovem Peter Parker, que foi mordido por uma aranha radioativa, foi marcada por diversas tragédias e aventuras. O primeiro herói adolescente a não ser simplesmente um parceiro de outro herói, o Homem-Aranha se tornou um dos maiores exemplos de que a pessoa por trás da máscara acaba sendo mais importante do que a máscara. Carregando no seu coração a culpa pela morte de seu amado tio Ben, ele acabou se tornando um dos maiores heróis da Terra, além de ser o personagem mais popular da Marvel.

Entretanto, vocês já estão carecas de saber de toda essa história, então não ficarei enrolando muito. Irei explicar a razão do título deste artigo.


Eu nem sempre fui nerd. Fui desenvolvendo minha nerdice ao longo dos anos, junto com horas e mais horas de pesquisas internéticas. Nunca fui um consumidor ávido de gibis pois nunca tinha tanto dinheiro pra gastar. E muitos sabem o quanto gibis podem ser caros.

Até o dia em que o desenho do Homem-Aranha dos anos 90. Antes mesmo de Superman ou de Batman, eu acabei conhecendo as desventuras de Peter Parker antes de tudo mais. Apesar de eu ficar super-empolgado e simplesmente AMAR o desenho, não sabia exatamente o que era o personagem e suas origens, só descobri anos depois, com o advento das internetis.

E a razão da frase dentro dos parenteses é que isso aconteceu com muita gente, muita gente MESMO. Não venha desconversar, se não fosse por esse desenho, muita gente (incluindo você, obviamente) não descobriria o Homem-Aranha e nem mesmo se interessaria por super-heróis.

Agora que já gastei uma parcela de tempo de suas vidas, me recolherei e lerei algumas das melhores histórias do personagem em comemoração, e eu aconselho vocês a fazer o mesmo.

Orgulho Nerd: até a tia May tem. E você?

Um comentário:

  1. Legal o post, pra mim as coisas foram um pouco diferentes, eu nasci em 1979, e sendo assim passei a maior parte da minha infância nos anos 80. Naquela época o cenário de desenhos da Marvel era bem pobre, a maioria oriundo dos anos 60 e 70, os poucos desenhos contemporâneos que haviam, distorciam completamente os heróis. A exemplo do Aranha e seus amigos onde o Homem de gelo e a Flama (que tinha outro nome) e eram colegas de universidade do Peter, ou o desenho do Coisa onde ele usava anéis mágicos para se transformar no gigante de pedra, simplesmente sofríveis. Mas serviram para me fazer ficar curioso o suficiente para procurar as HQs quando eu me alfabetizei.
    Mas apesar de pertencer a outra geração concordo, o desenho do HA dos anos 90 eram ótimos. Ainda mais para quem como eu viu o que foi feito antes (blerg).

    ResponderExcluir