quinta-feira, 13 de outubro de 2011

10 mitos e teorias sobre a série Mario [9/10]

2. Birdo é macho ou fêmea?


Aproveitando o tópico sobre Super Mario Bros. 2, existe uma série de controvérsias relacionadas ao gênero do personagem Birdo, que exercia a função de boss no game. Como se ter uma cloaca na boca já não fosse maluquice o suficiente! A confusão toda começou no manual de instruções norte-americano de Super Mario Bros. 2, que já começa com o pé esquerdo trocando os nomes dos inimigos — ou seja, a descrição da Birdo está sob o nome do avestruz Ostro, e vice-versa. A descrição, quando corrigida, traduz para:
"Ele acha que é uma garota e cospe ovos de sua boca. Ele prefere ser chamado de 'birdetta'."
A afirmação se aplica a todas as versões do manual, incluindo a japonesa. No Japão, Catherine (ou キャサリン, Kyasarin, o nome original japonês de Birdo) também é tido como um personagem macho que gosta de se exibir como uma fêmea; e, lá na Terra do Sol Nascente, Catherine também gosta de ser chamado pelo afeminado apelido "Cathy". Para piorar a situação, o trophy de Birdo em Super Smash Bros. Brawl (Wii) descreve o personagem como sendo de "gênero indeterminado", usando, para descrevê-lo, o pronome it, usado no inglês para se referir a um objeto ou animal de sexo indefinido. O RPG Mario & Luigi: Superstar Saga também acende uma luz para a confusão de gêneros de Birdo, como quando o ladrão Popple faz uma pausa reflexiva antes de chamar Birdo de "dama".

Já em Super Mario Advance, todas as Birdos do jogo têm vozes femininas; aí, a coisa já começa a mudar. Ao longo dos anos, a Nintendo ocidental parece ter deixado as controvérsias de lado e assumido oficialmente o gênero feminino para o personagem. No Japão, o game Captain Rainbow serve como uma avacalhação total de personagens clássicos da Nintendo, e nele, Birdo, representada por uma voz grave e masculina, é presa por usar o banheiro feminino. A missão do "Capitão Arco-Íris" é encontrar um objeto na casa de Birdo (Cute Home) que possa provar seu gênero feminino. Ele eventualmente encontra a prova — que não é mostrada, mas que produz o barulho de um... vibrador?! —, que definitivamente identifica a Birdo como sendo uma fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário